top of page

VISITAS A “EDIFICAÇÃO MODELO DE SUSTENTATIBILIDADE”
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE PIRACICABA

 

 

No dia 15/setembro/2018, durante o evento “Bio na Rua”, realizado nas dependências do Zoológico Municipal de Piracicaba / Paraíso da Criança, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA realizou com o público presente visitas e apresentação dos elementos que tornam o Núcleo de Educação Ambiental do Zôo, edificação modelo de sustentabilidade. A edificação abriga 10 itens que foram apresentados aos visitantes dentro de um circuito:

 
Uso de Lâmpadas fluorescentes:

 

Informado aos participantes da visita sobre formas de se potencializar a iluminação com lâmpadas fluorescentes, utilizando-se placas refletoras nas luminárias e também apresentado outros tipos e benefícios de iluminação, como o uso da iluminação natural e uso de lâmpadas de led. Visitantes também foram orientados sobre os serviços de coleta de lâmpadas existentes no município.

 

Interruptor individualizado de iluminação:

 

Participantes da visita receberam informações sobre a importância da instalação de interruptores individualizados, sendo explicado os benefícios na economia de energia quando os mesmos podem ser acionados somente quando há uso de algum espaço específico.

 

Iluminação natural e ventilação cruzada:

 

A iluminação natural foi evidenciada durante a visita, sendo destacada a importância das grandes janelas que favorecem a entrada de luz natural e lembrando sobre a importância da poda das árvores para que a luz possa entrar. Quanto a ventilação cruzada, as mesmas janelas foram destacadas pela seu tamanho e forma em que foram distribuídas no salão da edificação. Outros exemplos de ventilação e iluminação natural foram informados, como uso de claraboias ou domos em banheiros, telhas de vidro em alguns pontos mais escuros de garagens ou quintais e janelas amplas.

 

 

Sistema de Captação de Água de Chuva:

 

Os visitantes conheceram detalhes sobre o sistema de captação de água de chuva, que faz com que a água da chuva possa ser reaproveitada para a limpeza do local e rega do paisagismo do entorno do salão. Também receberam orientações sobre como esse sistema pode ser facilmente implantado nas residências.

 

Utilização de madeira reflorestada como estrutura de cobertura e portas

 

Foram apresentadas aos visitantes algumas estruturas, como as colunas, madeiramento do telhado e portas do espaço onde foram utilizadas madeiras de reflorestamento. Durante a apresentação foram

 

explicados os benefícios da utilização desse tipo de madeira e os prejuízos ambientais causados pelo comércio ilegal de madeiras.

 

Plantio de árvores nativas

 

O entorno da edificação é muito rico em árvores nativas e as mesmas foram apresentadas aos visitantes, com destaque para as espécies de ipês que muito atraem pela sua florada, espécies frutíferas que atraem aves, como a pitanga e o oiti e espécies de importante relevância ambiental como o Pau- brasil e o Palmito Jussara.

 

Área do entorno permeável

 

Durante a visita foi chamada a atenção dos visitantes para observarem o solo do entorno da edificação, destacando-se a importância de mantê-lo com gramas ou então ou com folhas que caem das árvores, a fim de formar a camada de matéria orgânica tão importante para a qualidade do solo. Além de informar sobre a importância da absorção da água pelo solo para irrigação das árvores e abastecimento do lençol freático e da importância de não se varrer folhas de terreiros e/ou quintais com terra (hábito ainda comum nas residências), sendo que as folhas contribuem para a formação de camadas importantes do solo.

 

Acessibilidade

 

Destacada a presença da rampa de acesso ao espaço que favorece a livre circulação de cadeirantes e pessoas com dificuldades na locomoção.

 

 

 

 

Separação de Lixo orgânico e reciclável

 

Além de a edificação contemplar lixeiras para a coleta seletiva, três lixeiras com a identificação de coleta de materiais recicláveis, materiais compostáveis e rejeitos, formam apresentadas aos participantes, com objetivo de informar sobre a separação de resíduos sólidos domésticos e como isso pode ser aplicado nas residências, sem a necessidade de separar os materiais em lixeiras coloridas, já que no município de Piracicaba, a separação por tipo de materiais é realizado diretamente na Cooperativa Reciclador Solidário, que recebe os materiais da coleta seletiva urbana. Também foram entregues para os visitantes panfletos sobre como separar materiais recicláveis e os dias de coleta seletiva nos bairros e informado sobre a existência de uma composteira na área do Zoológico Municipal que trata dos resíduos orgânicos gerados na cozinha dos animais e sobra das bandejas dos recintos.

 

Bicicletário

 

Aos visitantes foi informado sobre a presença de um bicicletário, a fim estimulá-los a utilizar a bicicleta como meio de transporte, além de comentar sobre outras formas de mobilidade sustentável.

Atividade "Bio na Rua" realizado no zoológico municipal.

Atividade "Bio na Rua" em conjunto com a edificação modelo de sustentabilidade no zoológico municipal.

Atividade "Bio na Rua" mostrando os devidos recipientes de descarte para materiais como lâmpadas, pilhas e baterias.

Mais detalhes no documento disponível:

bottom of page