top of page

Resultados do 20º Arrastão Ecológico


No último dia 15, sábado, aconteceu na Rampa da Rua do Porto no Largo dos Pescadores, a 20ª edição do Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba.

O evento contou com a presença de aproximadamente 1000 pessoas, entre escoteiros, grupos de estudantes, ambientalistas, praticantes de caiaque, voluntários, empresários e funcionários de empresas patrocinadoras. Estima-se que foram recolhidos mais de 1000 kg de lixo das margens do Rio Piracicaba.

O NEA realizou a Trilha do Rio, com grupos interessados em saber mais sobre o Rio Piracicaba e a história de nossa cidade, as causas da degradação ambiental e, sobre o impacto do desenvolvimente desenfreado e mal planejado no meio ambiente.

O evento simbólico realizado todos os anos, teve uma atenção especial nessa sua 20ª edição, devido ao momento crítico que vivemos nesses últimos dias, com a intensa seca e a mortandade dos peixes.

O Arrastão Ecológico tem como objetivo sensibilizar as pessoas, sobre a importância da preservação e conservação do Rio, e sobre a necessidade de agirmos como protetores das águas.

O lixo retirado, em sua maioria, é composto de materiais recicláveis descartados de maneira irregular, como pneus, garrafas PET e embalagens. Além de encontrarmos também, materiais como tanques de máquinas de lavar, televisores, sofás, computadores e todo tipo de resíduo.

Esses resíduos chegam ao rio normalmente através da chuva, que quando corre leva o lixo através das galerias pluviais da cidade fazendo-os chegar a cursos d’águas maiores. Além disso, existem pessoas que descartam o que não lhes servem mais em áreas verdes, ou até mesmo dentro do rio.

Eventos como esse servem para que possamos colocar a mão na consciência e realizar uma gestão adequada de nossos resíduos, não descartando nosso lixo em lugares inadequados, praticando a coleta seletiva e o mais importante de tudo, repensando nossas compras de forma a diminuir o consumo.

CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DO EVENTO


bottom of page