top of page

Queimadas: Apague Essa Ideia!

A queima do lixo é desnecessária. Dia sim, dia não, o caminhão de coleta passa recolhendo o lixo na porta da sua casa.

A partir desta semana, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), publica em seus canais digitais banners da campanha 'Queimadas: Apague Essa Ideia!'. O objetivo da sequência de informativos é conscientizar a população quanto aos principais fatores causadores de incêndios no município, tantos em áreas urbanas quanto rurais.

O material da campanha será postado no Facebook (Facebook.com/prefeituradepiracicaba) e no Instagram (@prefeituradepiracicaba). A campanha foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Sedema, em conjunto com o Centro de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura.

A primeira peça publicitária da campanha 'Queimadas: Apague Essa Ideia!' orienta a população a não queimar o lixo doméstico. A Sedema salienta que a prática é ilegal e lembra que o município possui um serviço apropriado de coleta de lixo residencial.

A Piracicaba Ambiental - empresa concessionária responsável pela coleta de lixo na cidade - pede que a população coloque o lixo ensacado na frente de seus imóveis somente na data programada de coleta e próximo ao horário da passagem de seus caminhões.

O mapa atualizado da coleta de lixo domiciliar, com as datas, horários e os bairros de Piracicaba, está disponível no site https://sedema.wixsite.com/sedema/coleta-lixo-domiciliar LIXO COLETADO - Entre janeiro e abril deste ano, o total de resíduos domiciliares coletados em Piracicaba foi de 39,8 mil toneladas. Ao longo de 2019, foram 121 mil toneladas de lixo doméstico recolhidas pelas equipes da Piracicaba Ambiental. A CAMPANHA - O objetivo da campanha 'Queimadas: Apague Essa Ideia!' é reduzir o número de queimadas durante a estiagem, período que vai de maio até setembro. No ano passado, a cidade registrou um total 591 casos de incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros.

Segundo dados do 16º Grupamento de Bombeiros (GB) de Piracicaba, em 2019 a cidade de Piracicaba registrou queimadas numa área de 10.289 hectares (ha) - sendo 284 ha de vegetação natural e 10.005 ha de vegetação cultivada. No período, o Corpo de Bombeiros atendeu um total de 591 ocorrências no município.

Em toda a área territorial atendida pelo 16º GB, que engloba 32 municípios da região de Piracicaba, em 2019 houve um total de 2.999 ocorrências e a área atingida por incêndios foi de 11.619 hectares (entre vegetação natural e cultivada), acrescenta o comandante. Esses números fazem parte do banco de estatísticas da Operação Corta Fogo, que é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) do Governo do Estado de São Paulo.


bottom of page