SIMAP lança material educativo sobre a importância das Áreas de Preservação Permanente
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP), lança hoje o quinto material educativo da Campanha “EducaPira: Comunicando a Educação Ambiental”.
A produção aborda os temas “Áreas de Preservação Permanente e Mata ciliar” devido a sua relevância ambiental para a proteção dos corpos d'água e rios, assim como para a produção de água, em um cenário de escassez hídrica, causada principalmente pelos eventos extremos. Além disso, esse material se apresenta como complemento ao trabalho pedagógico já desenvolvido por educadores e educadoras.
Mata ciliar no rio Corumbataí - Foto: SIMAP
Segundo Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da SIMAP, o material foi produzido pelos educadores ambientais e estagiárias do Núcleo de Educação Ambiental e aborda diversas questões ambientais e educativas sobre o tema, traçando relações entre floresta, água e preservação da biodiversidade.
O material educativo está disponível para download gratuito no site do NEA/SIMAP, pelo link https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental/educapira. Outros conteúdos informativos serão divulgados por meio de postagens nas redes sociais do NEA - @neasimap -, fomentando ainda mais as reflexões sobre o tema.
Sobre a Campanha “EducaPira: Comunicando a Educação Ambiental”
A Campanha iniciou-se em outubro de 2022 e consiste na divulgação de materiais educativos sobre diversos temas socioambientais, como áreas verdes, objetivos de desenvolvimento sustentável, combate às queimadas, biomas brasileiros, biodiversidade, consumo consciente, entre outros. Inicialmente, serão lançados 10 materiais educativos, porém o propósito é que a Campanha se torne contínua nas ações de educação ambiental desenvolvidas pelo NEA/SIMAP.
Os materiais educativos elaborados poderão servir de referência para processos formativos em educação ambiental, tanto no âmbito formal, realizado nas escolas, como no não-formal, realizado fora do ambiente escolar.
Comments