top of page

O Sistema Cantareira e sua relação com o Rio Piracicaba


Nos últimos dias o assunto em que mais se fala, é a seca do Rio Piracicaba. A causa desta seca todos nós sabemos que é a falta de chuvas. Porém outro tema bastante discutido, e que tem sido assunto de diversos jornais e programas jornalísticos é a crise do Sistema Cantareira.

Mas afinal, o que é esse tal de Sistema Cantareira e o que ele tem a ver conosco?

Bom, vamos explicar. O Cantareira é um grande sistema de captação e tratamento de água que abastece cerca de 14 milhões de pessoas que vivem no entorno dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e do Alto do Tiête onde está localizada a região metropolitana de São Paulo.

Destas 14 milhões de pessoas, 9 milhões vivem na Grande São Paulo, e 5 milhões nas cidades do entorno dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para formar esse imenso manacial, foi preciso represar cinco importantes rios de nosso Estado, o Rio Jaguari, Rio Jacareí, Rio Cachoeira, Rio Atibainha, e Rio Juqueri.

Todos esses rios nascem em cidades próximas à divisa do Estado de São Paulo e Minas Gerais, que é também onde se localiza o Sistema Cantareira. Esses rios citados acima são responsáveis pela formação dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, através de córregos e afluentes que se juntam e dão origem a rios maiores.

Como é o caso do nosso Rio Piracicaba, formado pelo Rio Jaguari e pelo Rio Atibaia, ambos integrantes do Sistema Cantareira. Por esse motivo temos tanta relação com essa grande represa!

Pois se não houver um planejamento na utilização da água destes rios no Cantareira, outras cidades depois de São Paulo, como Piracicaba podem ter problemas.

Por isso existem várias leis federais, estaduais e municipais que determinam regras para o represamento e a utilização destas águas, para que haja uma gestão adequada, capaz de atender a todos sem prejudicar ninguém.

Porém nesse período de seca observamos que todos estão sofrendo com a falta d'água, pois a falta de chuvas tem castigado nossos rios, e até o grande Sistema Cantareira está sem água!

Várias cidades vêm passando por racionamento, e há um apelo muito grande para a economia. Existem cidades que tem oferecido descontos a moradores que economizarem água e aplicado multa a outros que desperdiçam!

Nesse momento de crise hídrica o que devemos fazer é nos unir e pensar coletivamente. Se todos economizarem não faltará a ninguém!

bottom of page