top of page

21º Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba


Acontecerá no próximo dia 28, o 21º Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba.

O Arrastão Ecológico no Rio Piracicaba foi idealizado no ano de 1995 pelo navegador José Luiz Guidotti, tendo ao seu lado como colaborador José Carlos Masson, atual organizador.

Com o passar dos anos, o Arrastão veio ganhando mais adeptos e contando cada vez mais com a participação da população, estudantes, funcionários de grandes empresas e grupos que participam na realização como Grupos de Escoteiros e Instituto Formar. Todos com o mesmo objetivo: a conservação do meio ambiente.

A ação conta também com a participação direta do Poder Público na realização do evento através das Secretarias de Turismo (SETUR) e de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), entre outras que participam diretamente no dia do evento.

Integra também a programação do 21º Arrastão Ecológico, a Campanha RIO VIVO realizada pela SEDEMA e SETUR, que tem por objetivo estimular a consciência ambiental com práticas educativas e estimular o turismo sustentável. Uma das ações da Campanha é o recolhimento de materiais especiais considerados resíduos perigosos como: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado e materiais eletroeletrônicos, ou seja, durante o evento, haverá um local para recolhimento desses materiais. Esses resíduos podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente, principalmente em contato com rios e cursos d’água se descartados incorretamente.

Aviso aos participantes

A Comissão Organizadora conta com uma equipe de segurança oficial do evento durante todo o trajeto pelo rio bem como por terra.

Menores de idade somente poderão participar mediante a autorização de um responsável, seja no Arrastão Ecológico com embarcações ou por terra.

Aqueles que participarem do Arrastão Ecológico COM EMBARCAÇÕES deverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:

- As embarcações deverão estar legalizadas e os responsáveis deverão apresentar o licenciamento do ARRAES e preencher com antecedência máxima de 30 minutos a ficha de inscrição, aceitando e acordando com as normas estabelecidas com a organização do evento;

- Os tripulantes dos barcos deverão providenciar: combustível, peças de reposição para situações de emergência, colete salva-vidas, protetor solar, bonés, água e demais acessórios necessários para uma navegação tranquila;

- É expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas;

- Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos barcos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio.

- Os sacos de lixo com o material coletado deverá ser mantido nos barcos até o ponto de descarte combinado com a organização do evento;

- A rampa de acesso ao rio estará liberada para as embarcações a partir das 7h.

Aqueles que participarem do Arrastão Ecológico POR TERRA deverão estar cientes e respeitar as seguintes normas:

- Organizar-se em grupos para as atividades, conforme orientações da comissão organizadora;

- Os participantes receberão instruções de procedimentos antes da saída dos grupos, bem como luvas e sacos plásticos para armazenamento do lixo coletado ao longo do rio;

- Estar ciente dos riscos das atividades realizadas nas margens do Rio Piracicaba, conforme orientações da comissão organizadora, e tomar os cuidados necessários para evitá-los;

- Sugere-se que os participantes providenciem garrafas de uso pessoal para armazenamento de água para beber, é recomendável o uso de calças compridas, meias por cima da barra das calças, sapatos confortáveis, bonés ou chapéus e protetor solar.

21o-Arrastao-Ecologico-no-Rio-Piracicaba-acontece-no-dia-28-de-fevereiro3.jpg


bottom of page